Skip to main content
Menu

PF bloqueia R$ 150 mi em operação contra lavagem de dinheiro

  Por

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (12/04/2023), a operação Match Point, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em um veleiro no município de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa.

Na ação, 250 policiais federais cumprem 49 mandados de busca e apreensão e 33 mandados de prisão preventiva, em cidades de dez estados brasileiros. Além disso. Também foi realizado o bloqueio de contas bancárias de 43 pessoas físicas, sequestro de 57 bens imóveis e de diversos veículos e embarcações. Os bens sequestrados pela PF podem superar a cifra de R$ 150 milhões.

A organização criminosa se subdividia em duas grandes células, com ramificações em várias cidades do país, em especial nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Durante investigações, a Polícia Federal, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar de Santa Catarina, efetuou sete prisões em flagrante, apreendendo cerca de 65 quilos de cocaína e 225 quilos de skunk.

Dentre os líderes da organização criminosa há um cidadão islandês residente no Brasil, já anteriormente investigado pela Polícia Federal e pela polícia da Islândia. Para a realização da operação Match Point a Polícia Federal efetuou cooperação internacional com a Itália, por meio da Interpol, e com a Islândia, em coordenação com os escritórios de ligação junto à Europol. Houve, ainda, autorização judicial para o acompanhamento da deflagração da operação por representantes da polícia da Islândia.

Entre os crimes apurados até o momento estão a lavagem e ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas com associação ao tráfico. As penas cumuladas desses crimes podem chegar a mais de 40 anos de prisão.

Mandados de prisão preventiva: 33 em seis estados

SC (7);

SP (11);

RJ (6);

MG (5);

BA (3);

CE (1)
Mandados de busca e apreensão: 49 em nove estados

SC (10) – 10 Florianópolis

SP (13) – 4 Campinas, 3 Limeira, 2 São Paulo, 1 Hortolândia, 1 Piracicaba, 1 Sumaré, 1 São Pedro

RJ (12) – 8 Rio de Janeiro e 4 Niterói

MG (6) – 3 Belo Horizonte, 2 Montes Claros e 1 Contagem

BA (3) – 3 Porto Seguro

PB (1) – 1 Cabedelo

RN (2) – 1 Tibau do Sul e 1 Parnamirim

PE (1) – 1 Recife

GO (1) – 1 Goiânia.

HW COMUNICAÇÃO

Fonte: Polícia Federal

Seja o primeiro a escrever um comentário.

Deixe uma resposta

Os campos obrigatórios estão marcados *

Você precisa estar logado para enviar um comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE