Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras com chuvas variando de normais a acima da média em fevereiro, prevê Rodrigo Cézar
De acordo com o estudioso do clima e de várias áreas da Física Rodrigo Cézar, o fenômeno El Niño continuará ativo na região central do Pacífico Equatorial no mês de fevereiro, com isso, as chuvas poderão ser em muitos momentos mal distribuídas, no entanto, com o Atlântico Sul bem quente na altura da costa leste do Nordeste agora no final de janeiro, e o Atlântico Norte mais frio a cada atualização do campo de anomalias de temperatura da superfície do mar, a perspectiva é de chuvas irregulares ao longo do mês, mas muitos locais do semiárido da Paraíba, Pernambuco e Ceará poderão registrar bons índices de chuva, a exemplo do que ocorreu em janeiro, onde maioria das localidades do semiárido da Paraíba por exemplo, tiveram chuvas acima da média histórica no mês de janeiro, confirmando até então a previsão do Dr. em Física e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar.
Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras com chuvas variando de normais a acima da média em fevereiro
Claro que essas chuvas não vão se distribuir por igual, pontua o estudioso, que afirmou que em janeiro, mesmo com a tendência de chuvas irregulares no referido mês, maioria das localidades do semiárido da Paraíba teriam chuvas acima da média, algo confirmado. Dessa forma, Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras, mais uma vez poderão ter chuvas acima da média em fevereiro. Os sistemas meteorológicos que devem atuar para produzir chuvas ao longo do mês de fevereiro nos referidos estados são a Zona de Convergência Intertropical e os vórtices ciclônicos de altos níveis.
Lembrando que a média pluviométrica anual em Patos em fevereiro é de 138 mm na Empaer, de acordo com a previsão do estudioso, Patos em fevereiro de 2024 deverá registrar 138 mm de chuva ou acima dos 138 mm de chuva.
HW COMUNICAÇÃO
Fonte: Portal Ciência em Foco
Deixe uma resposta
Os campos obrigatórios estão marcados *
Você precisa estar logado para enviar um comentário
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Seja o primeiro a escrever um comentário.