Paraíba tem 87 municípios com mais eleitores do que habitantes; Confira lista
Um levantamento ao longo da primeira semana de Agosto verificou, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística* (IBGE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)**, que mais de 85 municípios da Paraíba possuem um número maior de eleitores em relação ao de habitantes.
De acordo com os dados do último censo demográfico, realizado em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado tinha naquele ano uma população de 3.974.687 habitantes.
Já segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, coletados pela reportagem nos dias 8 e 9 de agosto, o estado tinha um eleitorado de 3.225.312 cidadãos aptos a votar nas eleições de 06 de outubro.
Em 87 municípios, espalhados nas mais diversas regiões da Paraíba, a quantidade de eleitores supera a de habitantes.
A maioria dos locais são municípios com população residente inferior a 5 mil habitantes.
Quando analisados os dados nos municípios com menos de 3 mil habitantes, torna-se mais comum a disparidade entre o número de eleitores e quantidade de habitantes.
Em São José do Brejo do Cruz, menor cidade do estado, por exemplo, de acordo com o último censo a população era de 1.699 habitantes.
Já na coleta de dados feita no site da Justiça Eleitoral, o número de eleitores é de 2.778.
Outros municípios que podem ser exemplificados é Quixaba e Parari, onde há uma diferença, respectivamente de 823 e 659 pessoas, entre número de eleitores e habitantes.
Entre os municípios com mais de 5 mil habitantes, Cuité de Mamanguape possui uma diferença de mais de 2 mil cidadãos, entre eleitores (8.051) e habitantes (6.251).
CONFIRA LISTA COMPLETA, COM O NÚMERO DE ELEITORES E POPULAÇÃO POR MUNICÍPIO (MUNICÍPIOS COM MAIOR NÚMERO DE ELEITORES DO QUE O DE HABITANTES DESTACADOS EM AMARELO):
HW COMUNICAÇÃO
Fonte: Click PB
Deixe uma resposta
Os campos obrigatórios estão marcados *
Você precisa estar logado para enviar um comentário
Mais notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Seja o primeiro a escrever um comentário.