Skip to main content
Menu

Operação cumpre mandados de prisão e apreensão em João Pessoa e outras cinco cidades contra núcleos estratégicos de facção criminosa

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Paraíba (FICCO/PB) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18/09/2025), uma operação para desarticular três núcleos estratégicos de facção criminosa. Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e sequestro de bens e valores.

A Operação Stakeholders II tem como alvos o financeiro, administrativo e comando da facção criminosa na Paraíba.

Os mandados expedidos pela 1ª Vara Regional de Garantias da Comarca da Capital estão sendo cumpridos por mais de 70 policiais em João Pessoa e outras quatro cidades da Paraíba: Sertãozinho, Guarabira, Santa Rita e Campina Grande.

A operação também cumpre mandado em Campo Grande no Mato Grosso.

Como a facção agia?

De acordo com a Polícia Federal, as investigações identificaram que a facção mantinha um sofisticado sistema de arrecadação ilícita (“caixinhas”), por meio de contas bancárias e chaves PIX em nome de terceiros, utilizado para compra de armas, custeio logístico e manutenção de membros presos.

O administrativo da facção, operado pelas “cadastreiras”, era responsável pelo gerenciamento de bancos de dados de integrantes, controle das “quebradas” (territórios dominados) e manutenção da hierarquia interna.

Já o núcleo de comando ditava ordens estratégicas, incluindo expulsões, decretos de morte e decisões de expansão territorial.

Operação Stakeholders

Com a Operação Stakeholders II, a FICCO/PB busca asfixiar patrimonialmente a facção, enfraquecer sua estrutura organizacional e neutralizar sua capacidade de comando, atingindo simultaneamente as engrenagens financeira, burocrática e hierárquica.

Ficco

A FICCO/PB é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Penal Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba. Essa atuação conjunta e interinstitucional reforça o compartilhamento de informações, a racionalização de recursos e a eficácia no combate ao crime organizado.

HW COMUNICAÇÃO
Fonte: Click PB

Seja o primeiro a escrever um comentário.

Deixe uma resposta

Os campos obrigatórios estão marcados *

Você precisa estar logado para enviar um comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE