Um artista com muitas habilidades… ensina, faz rádio, teatro, circo, humor, artes plasticas e passagens pelo cinema…
Como é bom falar de alguém que conhecemos e assim podermos contar um pouco da sua trajetória artística.
Conheci o Zé, ainda um garoto, em passagens pelas ruas de Pombal. Alguns 10 anos depois encontrei por João Pessoa numa excursão , onde ministrei uma oficina de preparação física e jogos dramáticos para o ator. Foi uma manhã incrível com uma turma cheia de disposição e afins para a arte do teatro. Ao término, conversamos muito e ele me contava dos seus feitos na arte em Pombal.
Fiquei surpreso por ele estar conseguindo fazer montagens e ao mesmo tempo desenvolver seu palhaço. Algo que se seguiu ao longo dos anos, décadas assim se fez um ilustre professor com habilidades mil, um palhaço com um mergulho no universo do circo tradicional, montando vários números com o Fuleragem. Uma capacidade de improvisos e interação com a platéia contagiante. Os registros fotográficos mostram a multidão que o assistia.
Podemos registrar no tempo um dos melhores momento da arte circense feita em Pombal. E por um Potiguar, nascido em Natal vindo morar em Pombal ainda bebê. Tornando-se um filho da região. Um exemplo de perseverança e busca pelo seu fazer na arte. Logo depois surgiu com um espetáculo solo de comédia Stand UP Intitulado Cardápio do Zé. I, II e III. Se tornando uma referência artística na região e o Estado da PB. Tudo construído com humildade, sem grandes mídias nem produções.
Resiste as tempestades e sobrevive ao tempo. E como a realização maior da arte é para quem faz, aí está cheio de inquietações, novos projetos e feliz em viver e fazer o que ama. Arte.
HW COMUNICAÇÃO
Fonte: Sebastião Formiga