Na cidade de Pombal, no Sertão da Paraíba, articulações políticas no grupo do atual prefeito Abmael de Sousa Lacerda “Dr. Verissinho”, apontam que um vereador do MDB e mais o suplente e ex-secretário municipal de agricultura Titico Paixão renunciarão para que Marcos Bandeira possa assumir e consequentemente disputar o pleito de 15 de novembro.
Como revelado em primeira mão pelo Jornal Maringá no dia 31 de julho de que um dos atuais vereadores do MDB [Ailton Melo, Ana Isabelle (Princesa), Gilberto Ismael (Beto Xau) ou Paulo Gomes], iria renunciar ao cargo, assim como o primeiro suplente Titico Paixão, para possibilitar que Marcos assuma a titularidade e fique apto a disputar o pleito municipal deste ano.
Pela legislação eleitoral, devido ao grau de parentesco com o prefeito Verissinho, Marcos só pode disputar o cargo se assumir a titularidade ou se Verissinho tivesse renunciado ao cargo seis meses antes da eleição.
Em contato com o HW COMUNICAÇÃO foi revelado que a renuncia acontecerá no final de agosto para início de setembro.
Analisando os nomes Ailton Melo, Ana Isabelle, Gilberto Ismael ou Paulo Gomes, o mais cogitado seria o de Ailton que já se licenciou do cargo, para assumir a Secretária de Transporte do município no período de junho de 2018 a janeiro de 2020, abrindo vaga para que Marcos pudesse assumir no mesmo período.
Outro nome seria o do atual presidente Paulo Gomes, que renunciaria a presidência e ao mandato, porém a renuncia de Paulinho entregaria o cargo de chefe do Poder Legislativo a oposição que teria que realizar uma nova eleição para escolha do novo presidente.
Atualmente a oposição é maioria na casa Avelino de Queiroga Cavalcanti.
Por fim, restam os nomes dos vereadores Ana Isabelle e Gilberto Ismael que também podem abrir mão do restante do mandato para possibilitar o retorno de Marcos.
No entanto, a ‘troca’ de ‘peças’ no tabuleiro, por mais que seja uma estratégia política, alguns dos nomes não aceitam ceder por ‘enxergar’ em Marcos um potencial ‘perigo’ na disputa da preferência do eleitorado.
HW COMUNICAÇÃO