O técnico Tite aunciou nesta sexta-feira (13/05/2021) a lista de jogadores da seleção que enfrentarão Equador e Paraguai, nos dias 4 e 8 de junho, respectivamente, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.
Como esperado, o treinador voltou os olhos para o atual campeão brasileiro, o Flamengo. Gabigol e Éverton Ribeiro foram lembrados e estão de volta.
Daniel Alves, do São Paulo, também retorna.
A lista da Copa América será comunicada no dia 9 de junho.
Tite comentou sobre os atacantes convocados.
– Os quatro atacantes temos possibilidades. Richarlison é o jogador terminal, que joga de costas. O de combinação, que pode rodar, nas costas de volante, entre lateral e zagueiro, tem Gabriel. Com presença de área na sequência. Firmino é nove e dez, chega na frente. E Gabriel Jesus ataca espaço, profundidade. Podemos ter dois desses numa composição ofensiva – explicou.
Sobre Everton Ribeiro, destacou a versatilidade e criatividade.
– A função não é a do Neymar. Ele pode jogar junto. É mais arco. Neymar é mais flecha. Ribeiro é criador, articulador. Ele foi muito bem nos últimos três jogos, em posições distintas. Ele faz uma no Flamengo, aqui é mais central. Não está no melhor momento, mas demonstrou consistência e alto nível na seleção.
Os jogadores convocados se ausentarão dos dias 1 a 9 de junho e desfalcam o Flamengo no jogo de ida da Copa do Brasil, contra o Coritiba, na partida diante do Grêmio, no Rio Grande do Sul, pelo Brasileirão, e dependeriam de uma logística particular para participarem do embate decisivo do torneio de mata-mata.
– É um compromisso meu ter bom senso, ninguém aqui é insensível, mas eu vou guardar pra responder sobre isso na Copa América, a responsabilidade agora são esses dois jogos – emendou Tite a respeito do desfalque dos clubes.
Líder das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo após o melhor início na competição em mais de 50 anos, a Seleção Brasileira contabiliza 12 pontos conquistados em quatro jogos disputados. É a única equipe com 100% de aproveitamento até aqui. Na última rodada, o Brasil derrotou o Uruguai, fora de casa, por 2 a 0, há seis meses, em meio a paralisação durante a pandemia.
Conforme anunciado pela Conmebol, a Seleção Brasileira enfrentará o Equador às 21h30 do dia 4 de junho, no Estádio Beira Rio. Quatro dias depois, em Assunção, o Brasil e Paraguai duelam no mesmo horário, 21h30 (horário de Brasília).
A lista de Tite:
GOLEIROS
Alisson – Liverpool (ING)
Ederson – Manchester City (ING)
Weverton – Palmeiras
LATERAIS
Dani Alves – São Paulo
Danilo – Juventus (ITA)
Renan Lodi – Atlético de Madrid (ESP)
Alex Sandro – Juventus (ITA)
ZAGUEIROS
Thiago Silva – Chelsea (ING)
Marquinhos – Paris Saint Germain (FRA)
Lucas Veríssimo – Benfica (POR)
Éder Militão – Real Madrid (ESP)
MEIAS
Casemiro – Real Madrid (ESP)
Douglas Luiz – Aston Villa (ING)
Fred – Manchester United (ING)
Fabinho – Liverpool (ING)
Lucas Paquetá – Lyon (FRA)
Everton Ribeiro – Flamengo
ATACANTES
Everton – Benfica (POR)
Roberto Firmino – Liverpool (ING)
Gabriel Barbosa – Flamengo
Gabriel Jesus – Manchester City (ING)
Neymar Jr. – Paris Saint Germain (FRA)
Richarlison – Everton (ING)
Vinícius Júnior – Real Madrid (ESP)
HW COMUNICAÇÃO
Fonte: Extra