A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) confirmou a chegada de 36 mil doses da vacina de Oxford neste domingo (24/01/2021), às 11h, no Aeroporto Castro Pinto, região metropolitana de João Pessoa. Segundo o órgão, as vacinas serão armazenadas na sede da SES-PB, que deve montar o quantitativo dos municípios e iniciar a distribuição na segunda-feira (25/01/2021).
A logística de distribuição aplicada na vacina da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), segundo a SES-PB, será a mesma aplicada com a CoronaVac, do Butantan, por transporte aéreo e terrestre, com veículos refrigerados, aos 223 municípios paraibanos.
Cada município vai receber uma quantidade de doses da vacina de forma proporcional a quantidade de pessoas que fazem parte do grupo prioritário.
Sobre a vacina
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde (MS) liberaram a lista de doses que serão enviadas a cada estado da vacina de Oxford. Todas as regiões terão seus lotes entregues neste domingo (24/01/2021).
A Paraíba, segundo dados do MS, receberá 36 mil doses do imunizante. O primeiro carregamento com 2 milhões de doses da vacina feita com a farmacêutica AstraZeneca e produzidas no Instituto Serum, na Índia, chegou ao Rio de Janeiro depois que o governo indiano autorizou as exportações comerciais do imunizante.
A carga passou por um processo de análise de segurança nesse sábado (24/01/2021). As primeiras doses da vacina já foram aplicadas na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Os primeiros vacinados foram dois profissionais da saúde que trabalham na unidade. A cerimônia ocorreu de forma simbólica, horas depois do desembarque.
HW COMUNICAÇÃO
Fonte: WSCOM