Skip to main content
Menu

Morre aos 92 anos, professor Arlindo Ugulino

Morreu na manhã desta quarta-feira (14/01/2026), o professor, advogado e promotor de justiça aposentado Arlindo Ugulino, aos 92 anos.

Professor Arlindo, como carinhosamente era chamado, estava residindo em João Pessoa, onde veio a falecer.

Um homem exemplar que marcou a história da educação e do Direito em Pombal e região com feitos que até hoje são lembrados pelos que tiveram o privilégio de conviver ao seu lado.

Entidades como Câmara de Vereadores de Pombal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Pombal, Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) e Associação Comercial e Empresarial de Pombal (ACEP), além de escritórios de advocacia, advogados, familiares, políticos e amigos, externaram votos de pesar a família de professor Arlindo.

VELÓRIO E SEPULTAMENTO:
A família informou que o velório de professor Arlindo, terá início nesta quarta-feira (14/01/2026), na funerária São João Batista das 11 às 17 horas em João Pessoa. Depois desse o horário o corpo seguirá para a cidade de Pombal, onde está previsto para chegar na igreja de Nossa Senhora do Rosário nas primeiras horas de quinta-feira (15/01/2026), permanecendo até às 07 horas. Em seguida o corpo será levado para a igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, onde será celebrada missa e em seguida para o cemitério São Francisco.

*TRAJETÓRIA:
Professor Arlindo como simplesmente era conhecido, foi professor nos antigos colégios Diocesano e Josué Bezerra, diretor da Escola Estadual “Arruda Câmara” durante dez anos, além de professor do curso de direito da Faculdade de Direito de Sousa – FADISA, quando passou a ser servidor público federal.

Professor Arlindo, se formou em Direito pela Faculdade de João Pessoa e começou a advogar em favor dos indefesos nas Comarcas de Pombal e das cidades circunvizinhas.

Em 1981 passou no Concurso Público para exercer as funções de Promotor de Justiça substituto, sendo nomeado para a Promotoria de Justiça de Pombal. Foi substituto nas Promotorias de Catolé do Rocha, Brejo do Cruz e São Bento, assumindo logo em seguida a promotoria de Justiça da Comarca de Sousa. Exercendo ainda as funções de Superintendente Regional de Polícia Civil do 8º Núcleo com sede em Catolé do Rocha. 

Natural de Santa Luzia, Arlindo Ugulino nasceu em 29 de abril de 1933, casado com a artista plástica Sonia de Medeiros Ugulino (cujo nome de registro é Célia), formando uma família constituída de oito filhos: Quatro homens e quatro mulheres. Malba Delian, Arlindo Filho, Lúcio Flávio (em memória), Maria Jandira, Luis Augusto, Terezinha de Jesus, Paulo de Tarso e Fernanda de Lisiê.

Professor Arlindo, é membro efetivo desde a fundação da Academia de Letras de Pombal, ocupando a cadeira cujo titular é o seu bisavô e primeiro repentista do Nordeste, Ugulino Nunes da Costa, mais conhecido por Ugulino do Sabugi.

HW COMUNICAÇÃO *com Arquivo de Clemido Brunet

Seja o primeiro a escrever um comentário.

Deixe uma resposta

Os campos obrigatórios estão marcados *

Você precisa estar logado para enviar um comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE