Homem que morreu com suspeita de intoxicação por metanol na Paraíba teve três paradas cardíacas, explica médico

Reprodução / Redes Sociais
Rariel Dantas de 32 anos que morreu na tarde deste sábado (04/10/2025) com suspeita de intoxicação por metanol, teve três paradas cardíacas. A informação foi detalhada pelo médico Sebastião Viana, Diretor-Geral do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.
O médico explicou que o paciente teve uma primeira parada cardíaca ainda quando estava internado no Hospital Regional de Picuí.
“Rariel deu entrada aqui no Hospital de Trauma de Campina Grande, proveniente de Picuí. Ele estava no UTI de Picuí, ele teve uma parada cardíaca lá no Hospital de Picuí, mas estabilizou e foi encaminhado aqui para o Hospital de Trauma de Campina Grande”, explicou.
Conforme o médico, no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande – que é uma unidade de alta complexidade – o homem teve outras duas paradas cardíacas.
“Ele teve uma segunda parada cardíaca dentro da nossa UTI, a UTI azul aqui do Hospital, porém ele foi estabilizado e ele retomou os seus sinais vitais. Posteriormente, cerca de 30 a 40 minutos, ele teve uma terceira parada cardíaca e aí foram ao todo mais de 24 minutos de ressuscitação e infelizmente o paciente foi a óbito”, disse.
Exames
Exames de sangue e urina devem ser feitos e por meio destes deve ser confirmada ou não a morte por intoxicação. “O IPC esteve aqui na unidade hospitalar, coletou tanto exames de sangue como exame de urina, levou essas amostras para que a gente possa confirmar de fato e de direito que foi a intoxicação por metanol”, disse o diretor-geral do Trauma de Campina Grande.
“Os sinais e sintomas desde o início, antes desse paciente chegar no Hospital de Picuí, lá na cidade de Baraúna, esse paciente ele já tinha os sinais e sintomas específicos e típicos de pacientes que têm intoxicação por metanol”, afirmou o médico.
Quais os sintomas da intoxicação por metanol?
Segundo o órgão de saúde, os sintomas característicos da intoxicação são:
- náuseas
- vômito
- dores abdominais
- alteração visual
- desorientação.
Recomendações
A recomendação dos órgãos de saúde estadual é que a população verifique a procedência de bebidas alcoólicas, sobretudo destiladas, e não consuma algo de procedência duvidosa.
Se após a ingestão dessas bebidas a pessoa apresentar algum dos sintomas (náusea, vômito, dor abdominal, alteração visual ou desorientação), deve procurar atendimento médico imediatamente. A ingestão de bebidas adulteradas poder ser letal e deixar sequelas permanentes.
A presença de metanol em bebidas alcoólicas começou a vir a tona no fim de setembro, após a Polícia Civil de São Paulo realizar uma operação na terça-feira (30/09) de combate à falsificação de bebidas alcoólicas no interior do estado.
A ação aconteceu depois de as autoridades identificarem dezenas de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Estado de São Paulo.
Produto químico industrial encontrado em fluidos anticongelantes e de limpadores de para-brisa, o metanol não deve ser utilizado por humanos pois é altamente tóxico.
HW COMUNICAÇÃO com Click PB
Deixe uma resposta
Os campos obrigatórios estão marcados *
Você precisa estar logado para enviar um comentário
Mais notícias
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a escrever um comentário.