Fux mantém número de deputados por estado em 2026; readequação de bancadas deverá entrar em vigor em 2030
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, determinou que a readequação das bancadas da Câmara dos Deputados ao Censo de 2022 só entre em vigor a partir das Eleições em 2023. Decisão atende pedido do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), de acordo com o blog da Luísa Martins da CNN Brasil.
A determinação de Fux será submetida aos demais ministros do STF, em uma sessão extraordinária do plenário virtual.
Mudança no número de parlamentares deveria ter início a partir das eleições de 2026. Segundo Alcolumbre, o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto ainda segue pendente de apreciação, impedindo aplicação das novas regras para o próximo ano.
Seguindo entendimento de Alcolumbre, Fux afirmou que mudança ainda é debatida no Congresso Nacional, então número de parlamentares permanece o mesmo em 2026 para que não haja insegurança jurídica. “Fica mantido, para as eleições de 2026, o mesmo número de vagas da Câmara dos Deputados para os Estados e o Distrito Federal das eleições de 2022, sem redefinição do número de vagas por unidades da federação, mantendo-se a atual proporcionalidade da representação”.
HW COMUNICAÇÃO
Fonte: CNN Brasil
Deixe uma resposta
Os campos obrigatórios estão marcados *
Você precisa estar logado para enviar um comentário
Mais notícias
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a escrever um comentário.