Skip to main content
Menu

Flamengo abre três, toma susto do Santos após substituição de Neymar e pressiona Palmeiras na luta pelo título do Brasileirão

Foto: Instagram/@flamengo

O Flamengo venceu a quarta partida consecutiva no Maracanã neste domingo (09/11/2025), ao superar o Santos de Neymar por 3 a 2 e pressionar o Palmeiras na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro.

Léo Pereira, Carrascal e Bruno Henrique marcaram os gols da vitória rubro-negra. Gabriel Bontempo e Lautaro Díaz descontaram na tentativa de reação do Peixe.

Sem espaço e contra um time muito superior, Neymar teve volta discreta pelo Peixe.

Agora Flamengo e Palmeiras estão empatados com 68 pontos, o time paulista lidera pelo critério de desempate que é uma vitória a mais que os cariocas.

Os dois times, que também farão a final da CONMEBOL Libertadores, têm os mesmos 68 pontos antes do duelo do Verdão neste domingo. O que coloca os paulistas na frente é o número maior de vitórias – 21 contra 20.

Já o Santos, 17º colocado com 33 pontos, perdeu chance de deixar a zona de rebaixamento e viu o Vitória, primeiro fora do Z-4, abrir mais um ponto de vantagem. Após empate contra o Botafogo neste domingo, no Barradão, o Leão foi a 35 pontos.

Como foi o jogo no Maracanã:
Desesperado na luta contra o rebaixamento, o Santos, de uniforme azul, iniciou com Neymar de titular e encarou o Flamengo, tentando sair para o jogo sem se expor. No primeiro tempo, a estratégia até dava certo, mas o Rubro-Negro se impôs e dominou o rival na etapa final, até levar susto no fim quando tudo parecia decidido.

Com o brilho de Arrascaeta, Carrascal e companhia, o time de Filipe Luís pareceu ‘não fazer força’ para construir o resultado no Maracanã. Com o jogo controlado, porém, o Santos se renovou, lutou até o fim e quase empatou heroicamente, já sem seu principal jogador em campo.

A primeira grande chance do jogo foi santista, aos 20 do primeiro tempo. Após cruzamento para a área, Barreal deu uma ‘casquinha’ de cabeça e Neymar completou, de cabeça, mas a bola passou ao lado do gol, com Rossi apenas de olho.

Cinco minutos depois, a primeira chegada perigosa flamenguista. Bruno Henrique fez grande jogada pela esquerda, limpou Luan Peres quase na linha de fundo e rolou para Arrascaeta, sozinho. De canhota, o uruguaio bateu por cima do gol, perdendo grande chance.

Nervoso em campo, Neymar levou amarelo por reclamação aos 35 minutos. O camisa 10 reclamava com os companheiros em vários ataques, pedindo a bola, e ainda discutiu com o árbitro em mais de uma oportunidade.

Apenas um minuto depois, saiu o primeiro gol do jogo. Arrascaeta cobrou escanteio para a área, a zaga santista se atrapalhou após corte de Arão e a bola sobrou limpa para Léo Pereira fazer 1 a 0 no Maraca.

Aos 42, Neymar teve outra chance, cobrando falta com pouco ângulo direto e obrigando Rossi a espalmar.

Intervalo e entrevista polêmica de Neymar
Em entrevista no intervalo, o craque do Peixe detonou a arbitragem e encheu a bola do Flamengo, chamando de ‘melhor time do Brasil’.

“O árbitro é muito ruim, e além de ruim, é arrogante. Com todo respeito. Quando vamos ao vestiário, falam que o capitão é o único que pode falar com o árbitro. Aí você vai falar com ele e ele te dá as costas e sai correndo. Você vai falar com ele e ele te ameaça. Eu tomei amarelo porque ele me ameaçou. Ele falou: ‘Se você chegar perto de mim, te dou amarelo’. Perguntei: ‘Não posso falar com você?”

“Estamos tentando, não estamos jogando mal. Sabemos que o Flamengo é a melhor equipe do país, sabemos da qualidade dos jogadores. Jogar no Maracanã lotado é complicado, não é fácil. Mas suportamos bem, foi um ótimo primeiro tempo. No terço final, tem que me procurar mais, é a única forma de fazer um gol”, completou.

Etapa final eletrizante!
No segundo tempo, o 10 santista voltou para o jogo, quando a expectativa era que jogasse apenas 45 minutos. No fim, Neymar só foi substituído aos 40 do segundo tempo, e reclamou com Vojvoda.

Com apenas cinco minutos, Carrascal ampliou após lançamento primoroso de Arrascaeta. O colombiano acelerou, avançou com a bola e bateu firme de direita, sem chance para Gabriel Brazão. 2 a 0!

O Rubro-Negro seguiu em cima, mesmo com a vantagem maior no placar. O time teve a oportunidade de fazer o terceiro em pênalti, mas Arrascaeta bateu na trave. Na jogada, Bruno Henrique foi atropelado por Arão com carrinho, aos 22 minutos.

Aos 35, Bruno Henrique aproveitou grave erro na saída de bola do Peixe e fez 3 a 0, no que parecia o gol decisivo para ‘matar’ o jogo, mas o Santos não desistiu.

Substituído aos 40 minutos, para a entrada de Rollheiser, Neymar não gostou nada e saiu na bronca, reclamando com o técnico santista e indo direto para o vestiário.

Sem o camisa 10 em campo, o Peixe foi para cima nos últimos minutos e conseguiu diminuir aos 43, com Gabriel Bontempo. A joia da base começou a jogada, Robinho Jr. bateu no travessão e Bontempo pegou o rebote para fazer o primeiro do Santos: 3 a 1.

Logo na sequência, aproveitando falha grosseira de Rossi, Lautaro Díaz marcou no rebote e assustou o Maracanã nos instantes finais. 3 a 2 e apreensão no estádio.

Com oito minutos de acréscimo, o Flamengo se segurou e conseguiu a vitória decisiva para o campeonato, ainda que tenha sofrido mais do que parecia.

O Santos, por sua vez, sai com uma derrota que era esperada, mas mostrando uma reação no fim que pode dar moral para o time.

Classificação no Brasileirão:
Flamengo: 2º colocado, com 68 pontos

Santos: 17º colocado, com 33 pontos

Próximos jogos do Flamengo:
Sport (F) – 15/11, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão

Fluminense (F) – 19/11, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão

Red Bull Bragantino (C) – 22/11, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão

Próximos jogos do Santos:
Palmeiras (C) – 15/11, 21h (de Brasília) – Brasileirão

Mirassol (C) – 19/11, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão

Internacional (F) – 24/11, 21h (de Brasília) – Brasileirão

HW COMUNICAÇÃO

Fonte: ESPN

Seja o primeiro a escrever um comentário.

Deixe uma resposta

Os campos obrigatórios estão marcados *

Você precisa estar logado para enviar um comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE