Skip to main content
Menu

CBF pode reconhecer o Treze como campeão brasileiro da Série B de 1986

Imagem: Portalcorreio.com

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode reconhecer, em breve, o Treze Futebol Clube de Campina Grande e outras três equipes como campeões da Série B do Campeonato Brasileiro de 1986.

Caso o título do Torneio Paralelo de 1986 seja reconhecido como a Série B daquele ano, o Treze será a única equipe paraibana a vencer uma edição do Campeonato Brasileiro da Série B, dividindo a conquista com o Central de Caruaru, o Criciúma e a Inter de Limeira. Esses clubes também participaram da Série A de 1986, utilizando o Torneio Paralelo da CBF como meio de acesso.

Com isso, Criciúma, Central, Treze e Inter de Limeira devem ser beneficiados com mais essa conquista nacional. O processo será encaminhado à Diretoria de Competições e, em seguida, precisará da homologação do presidente da CBF, Samir Xaud.

O pedido de reconhecimento partiu de uma iniciativa do Treze e do Central de Caruaru, em 2023, pouco depois de a CBF reconhecer o Atlético Mineiro como campeão brasileiro de 1937, por ter vencido um torneio nacional naquele ano. Posteriormente, o movimento recebeu o apoio da Inter de Limeira e do Criciúma, que também assinaram o documento único formalizado pelos quatro clubes, com o respaldo das federações Paraibana, Pernambucana, Paulista e Catarinense.

TORNEIO PARALELO

As quatro equipes foram vencedoras de seus grupos no Torneio Paralelo de 1986, que contou com a participação de 36 times. O campeão de cada grupo conquistava o acesso imediato à Série A, na segunda fase do Campeonato Brasileiro.

No torneio, o Treze foi campeão do Grupo E, superando River-PI, Guarany de Sobral-CE, Rio Negro-AM, América-RN, Moto Club-MA, Sport Belém-PA e Ferroviário-CE.

NA SÉRIE A

Após o Torneio Paralelo, o Treze entrou na segunda fase da Série A de 1986, alcançando resultados expressivos. Entre eles, destacam-se as vitórias por 1 a 0 diante do Santos, na Vila Belmiro; do Bangu-RJ, vice-campeão brasileiro em 1985; e do São Paulo, que se sagraria campeão brasileiro em 1986, ambas conquistadas em Campina Grande.

HW COMUNICAÇÃO

Fonte: Genival Junior

Seja o primeiro a escrever um comentário.

Deixe uma resposta

Os campos obrigatórios estão marcados *

Você precisa estar logado para enviar um comentário

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE