O Diário Oficial dos Municípios da última quinta-feira (11) e o Diário Oficial do Tribunal de Contas da última sexta-feira (12), trouxeram em suas respectivas edições um pregão presencial de nº 00070/2015 para aquisição de compras de fogos para as festividades comemorativas do Município de Pombal.
Conforme apurou a reportagem do portal HW COMUNICAÇÃO a prefeitura de Pombal poderá gastar até R$ 61.563,33 com fogos de artifício, que deverão ser usados em eventos e datas comemorativas.
O pregão presencial estar marcado para o dia 22 do junho de 2015, às 14 horas na sala de licitações que fica Rua Cel. João Carneiro, 376 no centro de Pombal ao lado da Prefeitura.
Na cidade é comum, a utilização de fogos em eventos comemorativos e em inaugurações de obras e até mesmo em solenidades de assinatura de ordens de serviços.
As datas comemorativas do município em que a prefeitura realiza atividades alusivas são três, além da passagem de ano e das festividades juninas.
Entre as datas comemorativas de Pombal, destaque-se o dia 04 de maio data em que o povoado foi elevação a categoria de Vila, com a denominação de Vila de Pombal, ocasião em que aconteceu sua emancipação política.

Os dias 21 e 27 de julho também são importantes marcos para a história da cidade quando são comemoradas sua elevação à categoria de cidade e a fundação do Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso, respectivamente.

Embora o pregão seja no valor total de R$ 61.563,33, não significa dizer que a gestão municipal vai gastar todo esse valor com fogos de artifício, mas que poderá utilizar essa quantia para aquisição dos mesmos.
Em Pombal, assim como ocorre em outras cidades brasileiras, é comum a utilização de fogos em festividades alusivas e datas comemorativas da cidade, eventos religiosos, assim como, em solenidades de assinatura de ordens de serviços e durante as festividades de inaugurações de obras.
Embora as festividades religiosas façam parte do calendário da cidade, os fogos utilizados durante esses festejos são comprados pelas igrejas ou doados por fiéis, conforme foi repassado a nossa reportagem.

Sobre as datas históricas de Pombal ver:
SEIXAS,Wilson Nóbrega. O Velho Arraial de Piranhas (Pombal). 2ª edição. João Pessoa: Editora Grafset, 2004.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here