Nesta terça, o Brasil estreou na Copa do Mundo Feminina, no Canadá, com uma vitória que valeu duas marcas históricas na competição, para Marta e Formiga, as autoras dos gols no triunfo por 2 a 0 sobre a Coreia do Sul, em Montreal. 
Ao fazer o segundo gol da equipe, de pênalti, Marta se isolou como a maior artilheira da história da competição, com 15 gols, um a mais do que a alemã Birgit Prinz. 
Na Copa masculina, o recorde pertence ao alemão Miroslav Klose, com 16 gols. Já a veterana Formiga, de 37 anos, é agora a jogadora mais velha a fazer um gol no torneio, superando em dois anos a marca da ex-atacante canadense Charmaine Hooper. 
Entre os homens, o mais velho a marcar em Copas foi o camaronês Roger Milla, com 42 anos, no Mundial de 1994.

– É uma honra representar mais uma vez o Brasil em Copa do Mundo. Estou aqui fazendo o que eu amo e vamos com tudo buscar mais vitórias ao longo da competição – comemorou Formiga, eleita a melhor em campo.

A volante brasileira, por sinal, foi bastante elogiada pelo técnico Vadão ao fim da partida:

– Igual à Formiga não existe. Você pode perguntar para qualquer atleta da nossa equipe e vai ouvir a mesma coisa: ela é fantástica, como jogadora e como pessoa.

Aos 29 anos, Marta está disputando sua quarta Copa do Mundo. Na primeira, disputada nos Estados Unidos, em 2003, marcou três gols, e o Brasil parou nas quartas de final. Em 2007, na China, teve sua melhor participação, com sete gols, mas perdeu um pênalti na decisão, contra a Alemanha, e a seleção brasileira ficou com o vice-campeonato; Quatro anos mais tarde, na Copa da Alemanha-2011, o Brasil caiu nas quartas, e Marta marcou quatro vezes. A brasileira chegou aos 15 gols em 15 jogos em Mundiais.

Com a vitória, o Brasil lidera o grupo E, com três pontos, já que Espanha e Costa Rica empataram em 1 a 1 no outro jogo da chave. 

Formiga fez 1 a 0 aos 33 minutos do primeiro tempo, aproveitando falha da defesa coreana. No segundo tempo, Formiga sofreu o pênalti convertido por Marta, aos oito minutos. 
A camisa 10 quase fez o terceiro, mas teve o chute travado na pequena área pela marcação, após cruzamento rasteiro de Cristiane. O Brasil volta a jogar sábado, contra a Espanha, de novo em Montreal.
HW COMUNICAÇÃO com O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.