O senador paraibano José Maranhão (MDB) fez um alerta nesta terça-feira (27/03) sobre a situação das barragens no estado. Ele ressaltou que as chuvas que começaram a cair são motivo de alegria, mas também de preocupação, devido à fragilidade dos reservatórios de água.

De acordo com análise do senador, o aumento no volume de águas dos reservatórios pode ser um agravante para o rompimento das estruturas sem manutenção. Ele recordou ainda que em 26 de fevereiro a barragem de um açude na cidade de Carrapateira, no Sertão paraibano, rompeu preocupando moradores da região.

A barragem, que faz parte da bacia do Alto Curso do Rio Piranhas, abrange 102 municípios paraibanos e outros 45 potiguares, sendo essencial tanto para a Paraíba quanto para o Rio Grande do Norte, já que nela está localizado o sistema paraibano de reservatórios Coremas-Mãe D’Água, amplamente valorizado e estruturado pelo Plano das Águas do Governo José Maranhão. O então Governador do Estado preparou a Paraíba para receber as águas do São Francisco e para isso trabalhou incessantemente na construção de adutoras e barragens. Ver essas estruturas, tão importantes para o abastecimento de água no estado, abandonadas preocupa o senador. “Não queremos nunca mais ver uma tragédia como a de Camará”, relembrou o emedebista.

Acauã, uma das mais importantes do estado, também inspira cuidados. Fotos que estão circulando nas redes sociais têm causado medo em quem vive nos municípios próximos à barragem. De acordo com o senador, muita ferrugem e desgaste no concreto podem ser facilmente vistos nas imagens. “A manutenção dessas estruturas é tão importante quanto a construção das mesmas. É muito triste ver muitas das obras feitas no meu governo abandonadas. Um verdadeiro descaso com o povo paraibano”, disse José Maranhão.

O pré-candidato ao Governo do Estado tem projetos importantes relacionados aos recursos hídricos, entre eles a manutenção das barragens e adutoras que se encontram em total abandono. “Vamos retomar o Plano das Águas, que tanto impactou a vida dos paraibanos, e fortalecê-lo para que todos tenham acesso a esse bem tão precioso e vital”, adiantou Maranhão.

HW COMUNICAÇÃO

Fonte: Click PB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.