Flamengo e Grêmio se enfrentam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. 
Os flamenguistas estão em 15º lugar com 13 pontos e querem se distanciar da zona de rebaixamento. Já os gremistas vivem situação inversa: com 26 pontos, defendem a quarta posição e a permanência no G4, a zona de classificação para a Copa Libertadores.

O que anima os gremistas, além da posição dentro do G4 e das seis vitórias nos últimos sete jogos pelo Brasileirão, é o retrospecto contra equipes cariocas. 

Há 24 jogos o Grêmio não perde para um clube do Rio de Janeiro. A última vez foi na estreia do Brasileirão de 2012, para oVasco . Em jogos na própria Cidade Maravilhosa, a invencibilidade já dura dez partidas.

O Rubro-Negro busca a regularidade na competição, já que vem de derrota por 3 a 0 no fim de semana passado. Porém, o clima melhorou na quarta-feira graças ao triunfo por 2 a 0 sobre o Náutico , que garantiu ao time a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil .


Cristóvão Borges, técnico do Flamengo , visa melhorar o rendimento em casa. O time é o pior mandante deste Brasileirão e tem sofrido algumas derrotas impactantes no Maracanã. 
A esperança é de que isso seja modificado com a estreia de Paolo Guerrero no estádio com a camisa rubro-negra.

“Nós sabemos que precisamos melhorar nosso desempenho em casa e esse é o compromisso de todos no grupo. Não podemos mais perder pontos em casa. Por isso, a vitória contra o Grêmio se torna fundamental. Acredito na nossa capacidade”, avaliou Cristóvão. 

Já os jogadores flamenguistas apostam na química com a torcida.

“O torcedor está empolgado com a classificação na Copa do Brasil, com a estreia do Guerrero. Por isso, tenho convicção de que o estádio vai estar com um bom público e, como sempre, nos apoiando. Respeitamos demais o Grêmio, mas vamos procurar nos impor desde os primeiros minutos”, afirmou o atacante Emerson Sheik.


O lateral-direito Ayrton volta após ter desfalcado o time na Copa do Brasil por já ter disputado a competição pelo Palmeiras . Assim, Pará ficará como opção no banco de reservas. 
A posição de volantes também é um problema. Jonas, com luxação no cotovelo direito, fica de fora, cedendo lugar a Márcio Aráujo. Já o paraguaio Víctor Cáceres, com lesão na coxa direita, é dúvida. Se for vetado, a tendência é que Luiz Antonio ganhe uma oportunidade.

Mesmo em grande fase no Campeonato Brasileiro, o Grêmio chega para o confronto diante do Flamengo sob certa desconfiança. Tudo porque a equipe perdeu em casa para o Criciúma , resultado que complica a permanência tricolor na Copa do Brasil. 

Ainda assim, o técnico Roger Machado absolveu o time pelo fracasso na Arena, colocando a culpa do placar negativo nos erros de conclusão, e não numa suposta má atuação.

“Nem o equívoco da arbitragem, nem o desgaste, foram os responsáveis pelo nosso insucesso. O que decretou a nossa derrota foi ter criado uma grande quantidade de chances e não ter feito um gol. Faltou um refinamento na jogada final. Não posso analisar as coisas no calor da partida e dizer que fizemos um mau jogo”, ponderou o técnico.


Outro fator que colabora para a cautela gremista no Maracanã são os desfalques. O lateral esquerdo Marcelo Oliveira, com lesão muscular na coxa, segue fora do time. 
Na zaga, Erazo, por estar emprestado pelo Flamengo, não poderá jogar. Assim, o capitão Rhodolfo, que está em negociações para deixar o Grêmio e jogar no turco Besiktas, deve voltar à equipe. No ataque, a baixa é Yuri Mamute, que tem lesão no tornozelo e só deve retornar em setembro.

FICHA TÉCNICA FLAMENGO X GRÊMIO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 18 de julho de 2015 (sábado)

Horário: 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)

Assistentes: Márcio Eustaquio Santiago (MG) e Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG)

FLAMENGO: Cesar, Ayrton, Marcelo, Wallace e Jorge; Víctor Cáceres (Luiz Antonio), Márcio Araújo, Héctor Canteros e Everton; Emerson Sheik e Paolo Guerrero Técnico: Cristóvão Borges


GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano e Douglas; Luan e Pedro Rocha Técnico: Roger Machado

HW COMUNICAÇÃO Com TERRA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.