Em carta aberta, os participantes do fundo de pensão dos Empregados e Aposentados da CAIXA (FUNCEF), estão protestando contra  descontos mensais em seus contracheques e o mau uso dos recursos por parte da gestão.

Por causa disse, uma manifestação está sendo organizada para acontecer na Agência da Caixa, nesta sexta-feira (18/08), a partir das 9h.

Os participantes da FUNCEF exigem que a direção da instituição assuma responsabilidades e  assegure  melhorias na sua governança minimizando as possibilidades de novas irregularidades.

Confira a nota

Pela primeira vez na história a corrupção é descontada em contracheque! O dia 18 de Agosto será um marco histórico para os Participantes da FUNCEF. Nessa data, em todo país, será realizado um Movimento Nacional em Defesa dos Participantes da FUNCEF, fundo de pensão dos Empregados e Aposentados da CAIXA.

Estima-se uma grande concentração de Aposentados e Empregados ativos em diversas unidades da CAIXA, indignados em face dos desvios financeiros praticados nos Fundos de Pensão FUNCEF/PREVI/PETROS, etc.), apurados pela CPI do Congresso Nacional em agosto/2016 e que resultou em indiciamento e prisão de vários dirigentes, sendo que 8 réus são ex-administradores da FUNCEF, que respondem processo que tramita na Justiça. Todavia, quem está pagando a conta são os Participantes da FUNCEF, com desconto mensal em seus contracheques. Pela primeira vez na história, a corrupção é descontada em contracheques!


Nos últimos cinco anos a FUNCEF vem acumulando déficits sucessivos, atingindo proporções alarmantes que já superam 30% de todo o patrimônio do fundo.

O pagamento dessa conta vem sendo equacionada por meio de descontos mensais de 2,78% nos contracheques dos empregados/aposentados, porém este percentual se elevará para 10,64% nos próximos meses em face do déficit acumulado até o ano de 2015 e já se fala que este desconto ficará entre 16 e 20% a partir de 2018 com a contabilização do déficit ocorrido em 2016.

O patrimônio da FUNCEF é formado pela contribuição dos empregados e da própria CAIXA, na qualidade de Patrocinadora do Fundo, na proporção de 50% cada, assim todo o investimento feito pelo empregado durante sua vida laboral de 35 anos ou mais de serviço corre o risco de virar pó.

Importante, ainda, acrescentar que outra parte desse déficit decorre de ações trabalhistas de empregados contra a CAIXA em que a FUNCEF é obrigada a provisionar valores para cobertura do benefício, constituindo o que se denomina contencioso judicial, estimado em R$ 12 bilhões. No entanto, esta conta que é exclusivamente de responsabilidade da CAIXA, também vem sendo empurrada para os participantes. É imperioso que o Presidente da FUNCEF cobre da CAIXA esses valores e a CAIXA assuma sua responsabilidade, o que reduziria parte desse déficit.


Somos os legítimos donos dos recursos da FUNCEF, entretanto somos minoria nas decisões da Fundação, uma vez que o Voto de Minerva tanto na Diretoria Executiva quanto no Conselho Deliberativo é prerrogativa da Patrocinadora CAIXA e desequilibra a tomada de decisões.

Exigimos total transparência na Diretoria indicada pela CAIXA; o FIM do Voto de Minerva e mudanças no Estatuto da FUNCEF que assegure melhorias na sua governança, minimizando as possibilidades de novas irregularidades na gestão dos seus recursos no futuro.

A concentração do Movimento Nacional em Defesa dos Participantes da FUNCEF em João Pessoa/PB será na Agência Epitácio Pessoa às 09horas, onde também funciona a Superintendência Regional da CAIXA.

Não haverá paralisação nas agências e sim MOBILIZAÇÃO DE TODOS EMPREGADOS E APOSENTADOS em Defesa da FUNCEF, na oportunidade serão reservados alguns minutos para o ATO DE PROTESTO contra a ingerência política e a má gestão dos recursos da Fundação, trazendo prejuízo para todos os empregados/aposentados que são obrigados a contribuir de novo para cobrir rombos que não deram causa nem são decorrentes de operações regulares do Fundo.

Estamos de LUTO para manifestar o nosso repúdio com a situação que deixaram a nossa FUNCEF.

Pela primeira vez na história a corrupção é descontada em contracheque! 


UNIDOS PELA FUNCEF – ESSA CONTA NÃO É NOSSA !!!

Participam as associações AGECEF/PB, APCEF/PB, AEA/PB e SINDICATO
DOS BANCÁRIOS/PB.

HW COMUNICAÇÃO

Fonte: Mais PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.