O odontólogo Marcus Vinicius Andrade Melo, da algumas dicas de saúde bucal, que podem ajudar a melhorar a sua vida.

Cuidar da saúde do seu sorriso envolve muitos outros fatores que talvez você nunca tenha parado para pensar.

A saúde bucal em dia, torna as pessoas muito mais felizes, otimistas e de bem com a vida.

Veja também:

 





Dentes lindos e saudáveis: se você começou a cuidar ainda cedo, Continuará com eles assim na fase adulta, mas, se você não era muito amigo da escova e do cirurgião-dentista, é nessa época que começam a aparecer os desgastes e problemas com a dentição.
As últimas décadas, atenção à saúde do adolescente de 10 a 19 anos, vim se tornando uma prioridade em muitos países. No Brasil, especialistas do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa) da UERJ consideram a saúde oral uma das áreas de grande atenção, quando ocorre a mudança da dentição mista para definitiva, fase que requer cuidados.  As patologias graves nessa área prejudicam o crescimento e desenvolvimento, afetando a imagem corporal, a estética, a mastigação e a fala, além de dificultar o acesso ao mercado de trabalho e diminuir a autoestima.

Para a cirurgiã-dentista do Nesa e mestre em Odontologia social e preventiva, Célia Mathias, a saúde da dentição na adolescência está ligada a três aspectos: biológico, emocional e social. Biológico: a cirurgiã-dentista diz que é fundamental preservar as estruturas dento-orofaciais, sem cárie dental, doença periodontal, maloclusão, respiração bucal, os traumatismos e até a AIDS. Emocional: a importância desses cuidados está associada à imagem corporal, à auto estima, à autopercepção de saúde bucal, à sexualidade e à diminuição de hábitos viciosos. Social: ligada à inserção no mercado de trabalho e ao risco de sofrer bullying.

Com relação à higiene oral, a principal é antes de dormir, com o uso de creme dental com flúor, escova e fio dental, Sem pressa e com cuidado. A língua também deve ser higienizada. Deve se manter essa higiene mesmo que haja sangramento gengival, pois muitos jovens, ao perceberem esse sangramento, deixam de higienizar, achando que vão machucar, mais ainda, a gengiva. O stress e a ansiedade devem ser observados. O aparecimento de lesão tipo mordedura na mucosa oral ou ato vicioso pode sugerir sofrimento emocional, devendo ser feita referência para saúde mental.

Orientações importantes – usar cinto de segurança em veículos; protetores bucais nas práticas esportivas uso de preservativos e proteção para mucosas, em todas as práticas sexuais. As fraturas dentais geralmente têm como causa a ocorrência de mero acidente. Apesar de proibidos para menores de 18 anos de idade, no Brasil, é importante orientar sobre os males do fumo, da bebida alcoólica e das demais drogas. Estas informações devem ser passadas aos adolescentes, as suas famílias e as instituições que lidam com esta faixa etária, as suas famílias e as instituições que lidam com esta faixa etária, como as escolas.

Segundo pesquisas, caiu para a metade a perda dentária em adolescentes. Célia acredita que esse resultado positivo está relacionado a duas esferas principais, mesmo que de forma ainda desigual no Brasil: a odontológica em que houve maior oferta de atenção à população infantil e, principalmente, a adolescentes, comparado a outras épocas; e a “extra odontológica”, com maior abastecimento de água fluoretada, uso de dentifrícios fluoretados e melhores indicadores de níveis de vida da população brasileira.

Dr. Marcus Vinicius atende em Pombal e em Paulista. 

Em Pombal o consultório odontológico do Dr. Marcus Vinicius funciona à Rua João Pessoa nº 56 1º andar, centro (83) 3431 – 1165 ou 9 9687 – 8181.

Em Paulista, o consultório do Dr. Marcus Vinicius funciona na Clínica Médica Espaço Saúde, localizada à Rua Joaquim Felix de Medeiros nº 135, centro (83) 9 9990 – 1593.

HW COMUNICAÇÃO
com CFO
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.