Em reunião da Bancada da Paraíba nessa quarta-feira (19/10), os parlamentares decidiram apresentar emenda ao projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para a construção do Canal que é considerado o Terceiro Eixo da Transposição do São Francisco. Cada bancada estadual no Congresso tem direito a apresentar duas emendas impositivas no valor total de 162,4 mil reais.
O senador José Maranhão, de quem partiu a iniciativa, da emenda apresentada à Lei de Diretrizes Orçamentárias, considera o Canal de Piancó a obra mais importante para o Alto Sertão paraibano. A emenda orçamentária deverá ser executada via DNOCS. “Os recursos para a construção do Terceiro Eixo abrem uma janela para o início da abertura desse canal que é essencial para o Alto Sertão da Paraíba e Vale do Sabugi”, declarou o senador, ao lembrar a situação crítica causada pela seca mais longa da história recente no Nordeste e que tanto castiga os paraibanos.

O Terceiro Eixo de Piancó deverá garantir o abastecimento d`água nas cidades do Sertão da Paraíba, a partir de Patos, região de Espinharas e todo o Vale do Sabugi. “Como se sabe, as cidades que estão encravadas nessa área hoje contam com as águas do Sistema Coremas-Mãe D`água, através de um projeto executado pelo então governo José Maranhão”, lembrou o senador. Segundo ele, o Ramal de Piancó garantirá suprimento de água suficiente para atender todos os municípios da região.

A Bancada da Paraíba também decidiu apresentar ao Projeto da Lei Orçamentária Anual para 2018 outra emenda impositiva para custeio da saúde. Os recursos, no mesmo valor, serão divididos para o Governo do Estado, e para os municípios. A Lei Orçamentária Anual (LOA) deverá ser aprovada até dezembro deste ano pelo Congresso Nacional. Ela define o Orçamento da União para o ano, com base em estimativas das receitas e despesas do Governo Federal e seguindo as metas estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), também submetida anualmente à aprovação do Congresso.
HW COMUNICAÇÃO

Fonte: Diário do Sertão
com Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.