O presidente da Câmara Municipal de Pombal, juntamente com a Comissão da Passagem da Coluna Prestes convidam autoridades, estudantes e a população em geral para participar da solenidade em homenagem aos 92 anos da passagem da Coluna Prestes pelo Sertão paraibano.

Na cidade de Pombal, o evento acontecerá nesta sexta-feira (25/05), em solenidade que será realizada na Câmara Municipal “Casa Avelino de Queiroga Cavalcanti”.

A Comissão da Coluna Prestes está refazendo os caminhos por onde o movimento passou na Paraíba e realizando debates, audiências públicas, historiografia e city tour para mostrar às populações a importância da coluna no início do século passado.

A Comissão é composta pelo Senador José Maranhão, pelos deputados Jandhuy Carneiro e Jeová Campos, pelo professor e historiador José Octávio de Arruda Mello e pelos escritores Severino Coelho Viana e Salviano Leite.

A solenidade prevista para começar às 16 horas, deverá contar com a presença de autoridades, estudantes e da população em geral.

* O que foi o movimento

A Coluna Prestes foi um movimento político liderado por militares contrários ao governo da República Velha e às elites agrárias. Teve esse nome porque um dos líderes do movimento foi o capitão Luíz Carlos Prestes.

A principal causa foi a insatisfação de parte dos militares com a forma que o Brasil era governado na década de 1920: falta de democracia, fraudes eleitorais, concentração de poder político nas mãos da elite agrária e exploração das camadas mais nobres pelos coronéis.

HW COMUNICAÇÃO

*com Sua Pesquisa.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.